Modelo de cobrança: como escolher o melhor para a sua empresa?
A cobrança é uma comunicação formal da empresa com o cliente, que pretende lembrar ao usuário sobre valores em aberto.
A escolha do modelo de cobrança é uma etapa importante no negócio, pois uma abordagem inadequada pode prejudicar a imagem da marca e aumentar o índice de inadimplência.
Antes de tomar sua decisão, conheça as principais modalidades de cobrança e como escolher a ideal para a sua empresa.
Qual a importância do modelo de cobrança?
Uma coisa é certa: ninguém gosta de cobranças. É um momento desagradável para quem cobra e desconfortável para quem recebe a cobrança.
Mas quando se trata de empresas, é impossível manter o negócio sustentável sem receber o pagamento pela solução oferecida. Consequentemente, a cobrança é necessária para abordar o cliente e reaver valores em atraso.
Basicamente, o modelo de cobrança é uma maneira de proteção da empresa, mantendo a saúde financeira do negócio e evitando quadros de inadimplência.
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Quais são os tipos de modelos de cobrança?
Existem diversas modalidades de cobrança que você pode aplicar na sua empresa. Veja os principais a seguir:
Cobrança preventiva
Como o próprio nome já revela, esse modelo busca começar o processo de cobrança antes mesmo do atraso, abordando o cliente antes do vencimento da fatura.
Aqui, podem ser utilizados canais como SMS, E-mail, Whatsapp e outros, de preferência até três dias antes do vencimento.
Essa modalidade oferece vantagem à empresa, que reduz os índices de inadimplência, e ao cliente, que evita multas, juros e complicações futuras.
Ligações telefônicas
A ligação telefônica, para alertar o cliente do atraso e da urgência de pagamento, é um dos métodos mais antigos e também mais conhecidos.
O contato direto com o cliente é efetivo e cria uma proximidade interessante entre o usuário e a empresa, porém esse modelo possui um custo operacional elevado.
Além das cobranças, a ligação também pode ser utilizada no processo comercial, veja como potencializar suas vendas com o Cold Call.
Cartas de cobrança
Outro tipo de cobrança tradicional, mas ainda utilizado por algumas empresas, é o envio de cartas para avisar ao cliente sobre a possibilidade de regularizar sua situação.
Este modelo oferece segurança e respaldo jurídico para a empresa, por isso é o método priorizado por alguns empreendedores.
Se escolher esta modalidade, lembre-se de enviar o boleto junto com a carta, facilitando o trabalho do cliente para realizar o pagamento.
Cobrança digital
A cobrança digital é o modelo que aproveita os canais e ferramentas digitais para disparar mensagens de cobrança.
Na sociedade atual, é difícil encontrar alguém que não utilize cheque SMS, E-mail, Whatsapp e outros canais diariamente. Sendo assim, a utilização desses meios para cobranças é um método bastante efetivo.
Cobrança via protesto cartorial
Nesse caso, a empresa registra a dívida em cartório, que notifica o devedor da necessidade de pagamento, seja com o documento cartorial ou diretamente na empresa.
Como o devedor pode ser negativado se não realizar o pagamento, a cobrança via protesto cartorial é eficaz e traz rápidos resultados.
É importante se colocar no lugar do cliente e perceber que essa ação pode afastá-lo da sua empresa. Então, o ideal é priorizar as negociações e deixar esse modelo para casos especiais.
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Cobrança terceirizada
A contratação de uma empresa terceirizada que tome conta das cobranças para você também é uma alternativa.
Essa escolha é interessante para empresas com alto volume de atrasos, que precisam de apoio para lidar com o processo estressante de cobrança.
E o modelo de recorrência?
Como cliente, posso apostar que você sentiu falta de um modelo de cobrança que faz parte do nosso cotidiano como consumidores e que merece destaque.
Se você faz uso de Netflix, Spotify, Amazon Prime, planos de academia e empresas SaaS, você com certeza está familiarizado com o modelo de recorrência.
Na modalidade de recorrência, as cobranças são realizadas de maneira automática, pois o usuário disponibiliza seus dados para o primeiro pagamento e aceita, mediante contrato, que cobranças sejam feitas com uma periodicidade prevista, seja mensal, semestral ou anual.
O modelo de recorrência é uma solução recente, possibilitada pela evolução dos meios de pagamento, mas já é uma tendência adotada por muitas empresas, por causa dos diversos benefícios.
Entre as vantagens da recorrência, podemos citar a praticidade para o consumidor, a automação das cobranças, a redução do índice de inadimplência, uma maior previsibilidade de receita, a fidelização de clientes e um maior nível de segurança.
Ainda, o modelo de recorrência auxilia no crescimento do negócio, pois a eficiência operacional reduz o tempo investido no processo desgastante de cobranças, sobrando tempo para o que realmente interessa: vender o seu produto ou serviço.
Se o seu foco é SaaS, saiba como vender um Software As a Service.
Como escolher o melhor modelo de cobrança?
Com todas essas opções, a escolha do melhor modelo é um desafio. Infelizmente, não existe uma fórmula que dê a resposta do modelo ideal de cobrança para a sua empresa.
O importante é considerar as preferências do seu público-alvo e refletir sobre o modelo que traz mais efetividade no seu contexto.
Para saber qual abordagem funciona melhor para os seus clientes, sugerimos a realização de testes, com diferentes modalidades, a fim de medir os resultados e tomar a decisão.
Nesse processo, avalie os gastos de cada técnica, a recepção de cada abordagem e os reflexos nos índices de inadimplência.
A escolha do modelo de cobrança certamente influencia no Customer Success, então entenda o segredo para reter mais clientes.
Conclusão
A cobrança é uma peça inevitável em qualquer negócio. Ao invés de gastar energia tentando evitar esse momento, um bom empreendedor investe no modelo de cobrança que traz mais resultados para sua empresa.
Agora que você já conhece as principais abordagens, você já é capaz de tomar uma decisão assertiva e implementar o modelo ideal no seu negócio.
No entanto, você não precisa fazer isso sozinho! A Protesto24h ajuda a sua empresa na cobrança de clientes inadimplentes através do protesto de títulos, te ajudando a acabar com a inadimplência!
Este texto foi originalmente desenvolvido pela equipe de blog da Processo de Vendas, empresa de assessoria em vendas B2B disponível para ajudar o seu negócio a acelerar as vendas.
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