Mandamentos da Cobrança de Dívida em Cartório
Antes de mais nada, cobrar uma dívida exige cuidados para que o prejuízo financeiro, ou de relacionamento com o cliente, não se torne ainda maior. Para auxiliar você a ser mais eficiente na cobrança de dívidas em cartório, preparamos este material com dicas para melhorar a performance das suas cobranças.
1º Mandamento – Cobrarás a dívida o quanto antes
Primeiramente, nossa primeira dica responde a principal dúvida de todas: qual o momento ideal para protestar uma dívida? E a resposta é: o mais rápido possível! Mais da metade das dívidas recuperadas foram enviadas a protesto no máximo 15 dias após a data da inadimplência do cliente. Os números de 2020 não mentem: quanto antes a dívida for cobrada, maiores as chances dela ser paga.
Em números: títulos vencidos até 15 dias são os mais recuperados via protesto
Do total de títulos recuperados em 3 dias úteis, 91% foram enviados para cobrança em cartório no máximo 15 dias após o vencimento. Essas dívidas ainda estão ”frescas” na memória do devedor.
2º Mandamento – Conhecerás as faixas de valores que mais valem a pena cobrar
A princípio, tão importante quanto saber o momento certo para cobrar uma dívida é entender quais valores têm maiores chances de recuperação. Com essa informação, você pode fazer melhores projeções e focar seus esforços para ter mais sucesso nas cobranças.
Em números: dívidas entre R$ 200 e R$ 2.000 são as mais recuperadas
De todos os títulos pagos no primeiro trimestre, a faixa de valor com maior taxa de recuperação ficou entre R$ 500 e R$ 2.000, seguida pela faixa imediatamente abaixo, que vai de R$ 200 a R$ 500 reais.
Veja também: Qual o valor das custas do cartório de protesto de títulos?
3º Mandamento – Manterás o cadastro dos seus clientes sempre atualizado
Manter as informações cadastrais do seu cliente sempre atualizadas é uma medida que torna suas cobranças mais efetivas. Com isso, você garante que a intimação seja entregue e o devedor fique sabendo da dívida podendo, desta forma, aproveitar os 3 dias úteis adicionais de prazo para pagá-la.
4º Mandamento – Não brigarás com seu cliente devedor
Atender bem quem lhe deve é uma forma de estimular a quitação da dívida e, até mesmo, recuperar o cliente para o seu negócio.
Para que sua empresa tenha eficiência na cobrança é importante ter políticas claras, comunicá-las de forma transparente aos clientes e executar ações rigorosamente nos prazos planejados.
Em resumo, uma palavra deve traduzir sua política de relacionamento com clientes inadimplentes: negociação!
Veja também: Conheça 4 motivos que levam os clientes a ficarem inadimplentes
5º Mandamento – Não aguardarás a dívida fazer aniversário para cobrá-la em cartório
Mais um ótimo motivo para não esperar muito e enviar um título a protesto: dívidas com até um ano de atraso têm custo zero para quem está cobrando. Neste caso, as despesas de cartório são pagas inteiramente pelo devedor após efetuar o pagamento da dívida.
Em suma, os cartórios de protesto estão sempre trazendo inovação e a força da lei para apoiar os seus negócios. Esperamos que esse material seja útil para tornar suas cobranças ainda mais efetivas.
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