Inadimplência sindical: conheça as principais causas e como reduzir
Muitos sindicatos, associações e até empresas enfrentam um problema crescente por falta de pagamento, devido à situação atual do país, que passa por uma crise financeira e desemprego acelerado.
Isso porque, com a falta financeira, muitas pessoas deixando de pagar por aquilo que consideram menos importante e acabam também suspendendo ou cancelando serviços que consideram não prioritários ou desnecessários.
Infelizmente essa é uma das causas que geram a inadimplência e que prejudicam as finanças corporativas de um sindicato ou associação.
Mas, o que seria a inadimplência sindical e suas causas? Continue a leitura desse artigo e saiba mais!
O que é a inadimplência sindical?
No sentido jurídico, a palavra “inadimplência” significa o incumprimento das obrigações, no caso dos sindicatos a inadimplência seria o não pagamento das obrigações financeiras por parte do filiado à entidade.
Visto isso, hoje em dia, a inadimplência pode ser o maior problema dos sindicatos, pois afeta diretamente o desenvolvimento da instituição e, com isso, as finanças corporativas ficam lesadas por longo período.
Você também pode se interessar por: O que é inadimplência?
Quais são as principais causas da inadimplência sindical?
Existem várias causas que podem causar a inadimplência sindical e fazer com que o contribuinte não pague o valor da mensalidade em dia. Dentre elas podemos citar:
Falta de informação
Deixar de mostrar os benefícios que o sindicato traz à categoria e não incentivar o seu contribuinte a pagar a mensalidade em dia, são fatores de falta de informação que provocam a inadimplência sindical.
Por isso, é importante que a entidade invista em uma comunicação efetiva com o seu filiado. Como exemplo, o sindicato pode investir em canais de comunicação modernos e eficazes, como o uso de APPs exclusivos, por exemplo, que podem se tornar um diferencial da sua entidade.
Erro de comunicação
Muitos sindicatos possuem data específica para o pagamento da mensalidade, no entanto, o contribuinte não sabe ou é avisado corretamento.
Mais uma vez, a comunicação nesses casos precisa ser ágil e eficiente, para que a ausência do pagamento não prejudique as finanças corporativas da instituição.
Para isso, é importante que a entidade use a tecnologia a seu favor e utilize meios para o envio de alerta de vencimento automático com dias de antecedência, seja por meio de e-mail, SMS ou até mesmo por WhatsApp.
Falta de flexibilização de pagamento
Muitos sindicatos pecam por não flexibilizar a data de pagamento das mensalidades. Para diminuir a inadimplência é importante que os gestores sindicais pensem nessa flexibilização como uma alternativa, já que muitos contribuintes recebem o pagamento em datas diferentes.
Com isso, uma alternativa seria definir datas, com vencimento após o 5º dia útil, e com a opção de pagamento personalizado.
Você também pode se interessar por: Como protestar uma dívida online?
Ausência de opções de pagamento
A falta de opções de modelos de pagamento, podem fazer com que o contribuinte deixe de manter o pagamento em dia. Por isso, é muito importante que os sindicatos facilitem a forma de pagamento para que membros paguem suas contas facilmente.
Para isso, é fundamental que as entidades invistam em opções de pagamentos diversificadas, de modo que os afiliados escolham os melhores métodos de pagamento. Entre eles podemos citar:
- Carnês;
- Débito em conta;
- Desconto em folha;
- Boleto bancário;
- Pix;
- Pagamento recorrente;
- Cartão de crédito e etc.
Como reduzir a inadimplência sindical?
Aumentar e melhorar arrecadação sindical são formas que um sindicato tem para reduzir a inadimplência sindical. Diante disso, sai na frente as entidades que atualmente investem na tecnologia e em sistemas de gestão especializados para o setor.
Ter um bom software de gestão contribui para a efetividade de todas as demandas gerenciais, principalmente aquelas ligadas ao setor financeiro.
Diante disso, para reduzir a inadimplência do sindicato é primordial optar por uma ferramenta de gestão, 100% web, customizável, que possua módulos e funcionalidades completas e recursos tecnológicos modernos, como APPS exclusivos para sindicatos, e que atenda todos os requisitos para o sucesso financeiro da sua entidade.
Esse texto foi desenvolvido pela equipe do blog SINDIS, onde você pode encontrar conteúdos exclusivos sobre tecnologia, inovação e gestão sindical.
Mostrar comentários