Como a cobrança recorrente pode ajudar seu negócio
Tudo o que você precisa saber sobre automação da cobrança recorrente está reunido neste artigo! Ele foi escrito com o objetivo de mostrar que fazer essa mudança pode ser fundamental para o sucesso dos seus negócios, a começar por uma economia de receita maior do que você imagina. Dá uma olhada!
Empresas ao redor do mundo perdem de 20% a 30% da receita atual quando têm algum problema em seus processos de cobrança, de acordo com o International Data Corporation (IDC). Por essa e outras razões, a automação do recebimento de pagamentos é tão importante.
Aliás, só o fato de cobranças avulsas serem transformadas em recorrentes já traz diversas vantagens para negócios de todos os setores do mercado e ajuda, por exemplo, na redução da inadimplência e na fidelização dos clientes.
Mas, quando a tecnologia entra em cena, os benefícios são ainda maiores e até o departamento financeiro consegue se organizar melhor e economizar mais tempo e dinheiro!
A seguir, você confere as outras vantagens do uso da inovação para fazer um plano recorrente automatizado de pagamento e conhece mais detalhes desse tipo de cobrança como um todo.
O que é cobrança recorrente?
É o tipo de cobrança adotado por plataformas de streaming, clubes de assinatura, consultorias de marketing, empresas de contabilidade, academias, escolas de idiomas etc.
Empresas que aderem ao formato são aquelas que todos os meses – ou em certos períodos predeterminados de tempo – enviam aos seus clientes uma solicitação de pagamento por determinado serviço ou produto que eles estejam consumindo de forma contínua.
Muitas vezes, a cobrança recorrente acontece através do envio de boletos bancários ou carnês, mas já é possível realizá-la via cartão de crédito ou débito, links de pagamentos e até Pix usando plataformas digitais específicas para isso, sobre as quais falaremos mais adiante.
Agora, vamos ver como a cobrança recorrente pode ser boa para quem empreende?
Como a cobrança recorrente ajuda os negócios?
Não existe um, mas vários benefícios de se aplicar a recorrência de pagamentos em uma empresa. Entre eles estão o aumento da receita, gerenciamento de fluxo de caixa facilitado e maior satisfação do cliente.
Outras vantagens surgem a partir de cada um desses pontos ou em paralelo a eles. Veja em detalhes a seguir!
Aumento da receita
E também da previsibilidade da quantidade de dinheiro disponível para os negócios todos os meses. Esses são dois dos principais benefícios da recorrência.
Eles existem porque o formato ajuda a reduzir a inadimplência, principalmente quando automatizado, e diminui custos operacionais e com pessoal relacionados ao pagamento de horas extras ou à contratação de colaboradores para a equipe do departamento financeiro.
Além de tudo, na recorrência, as tentativas de cobranças mal-sucedidas são repetidas até que dêem certo. O resultado? Mais dinheiro sendo acumulado!
Gerenciamento facilitado do fluxo de caixa
O dinheiro em caixa é gerenciado com mais facilidade depois da implementação da recorrência em uma organização.
Isso acontece porque o processo, depois de padronizado e adequado às necessidades dos clientes e da empresa, acontece quase automaticamente – ou até de forma 100% automatizada se a tecnologia entrar em jogo.
Vale dizer que um melhor gerenciamento de fluxo de caixa aumenta a eficiência financeira dos negócios: outro ponto positivo da adoção do formato.
Maior satisfação do cliente
Por último, mas não menos importante, a melhora na satisfação do cliente é outro benefício da cobrança recorrente. Ao implementá-la, a empresa vê impactos diretos na experiência de seus consumidores e no quanto eles se sentem felizes dentro do relacionamento que escolheram fixar e manter.
Só que a praticidade e a facilidade proporcionadas pela recorrência são só o começo da construção de um laço saudável: para manter a satisfação em alta, deve haver uma manutenção do vínculo.
A dica é fazer isso através de um bom atendimento, de cobranças sem erros, do envio de lembretes sobre a mensalidade devida ou que logo menos será cobrada em seu cartão etc. Entende porque insistimos em sugerir que você use uma plataforma de cobrança para automatizar o processo?
Como funciona a automação de cobrança recorrente?
Automatizar cobranças recorrentes nada mais é do que passar a utilizar sites e plataformas criados especificamente para a realização dessa tarefa.
A automação, portanto, exige que você escolha a melhor alternativa, faça um cadastro da sua empresa e navegue nos recursos para saber como utilizá-los. Depois, basta criar perfis para todos os seus clientes e dar início às cobranças.
Lembre-se de:
- Configurar cobrança por cobrança e quando acontecem, para quem são direcionadas e qual o formato de pagamento escolhido por cada cliente.
- Programar os envios de cobranças e de Notas Fiscais, além dos lembretes (opção oferecida apenas por algumas das soluções disponíveis no mercado).
- Orientar o seu departamento financeiro para que monitorem pagamentos já recebidos e dívidas ainda em aberto através da própria plataforma.
Tudo para começar com o pé direito! A partir daí, as coisas se encaixam naturalmente no cotidiano tanto da empresa quanto dos clientes, trazendo só coisas boas para a relação.
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Quais os benefícios de automatizar cobranças recorrentes?
Apenas a implementação do mecanismo de recorrência já traz benefícios – aumento da receita, redução de inadimplência, gerenciamento facilitado de fluxo de caixa e melhora da satisfação do cliente – , mas existem várias vantagens que apenas a automatização pode oferecer.
Aqui está uma lista com os principais delas:
- Menos gastos com impressões e papel;
- Minimização dos erros e das falhas humanas;
- Aumento da segurança de dados e do próprio dinheiro nas transações;
- Dinheiro dos pagamentos entrando em caixa em menor espaço de tempo;
- Recebimentos via Pix e outros formatos de pagamento mais modernos e práticos;
- Não comprometimento do limite do cartão de crédito de quem paga.
Use essa lista e principalmente o último item apresentado nela como argumento para conseguir transformar pagamentos avulsos em recorrentes e saiba que, a depender da plataforma que você escolher para automatizar o processo, seus clientes terão até uma área de acesso exclusiva.
Mais um diferencial interessante, né?
Assim, eles poderão gerenciar as próprias contas, monitorar históricos de pagamento, mudar a maneira como desejam acertar suas dívidas no decorrer do tempo e atualizar dados pessoais. Tudo sem precisar recorrer ao atendimento da sua empresa.
Então, #partiu trabalhar com cobrança recorrente?
Como trabalhar com cobrança recorrente?
Para receber pagamentos de tempos em tempos sem dores de cabeça ou investimentos exagerados, sugerimos que você conte com um sistema de cobrança recorrente da Cobre Fácil.
Ela oferece recursos importantes para otimizar e melhorar a gestão financeira principalmente de pequenas e médias empresas e, além de cobrar mais barato do que o restante do mercado em suas duas opções de planos, também traz mais recursos.
Ela também coloca nas suas mãos todas as métricas e os relatórios que você precisa para traçar novas estratégias ou tomar decisões mais assertivas.
Navegue pelo site, confira os principais diferenciais e dê uma olhada em depoimentos de quem já é cliente. Principalmente porque, agora que você conhece tudo sobre cobrança recorrente (e automatizada), ficou ainda mais fácil começar!
Quando chegar a hora, integre a Cobre Fácil ao seu sistema de gestão e bons negócios!
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