5 dúvidas frequentes sobre o protesto de títulos
O protesto é reconhecido como o meio mais rápido e eficaz para cobrar uma dívida e recuperar o crédito. Saiba mais sobre as dúvidas frequentes sobre o Protesto lendo a seguir.
Ainda tem dúvidas sobre o Protesto de Títulos? Antes de mais nada, para facilitar o seu entendimento sobre o assunto, desenvolvemos uma matéria para quem ainda não sabe o que é, ou como realizar o protesto. Responderemos, a seguir, 5 dúvidas frequentes sobre o Protesto de Títulos. Leia o artigo e tire suas dúvidas sobre o assunto!
1. O que é o protesto de títulos?
Antes de mais nada, o protesto é amplamente reconhecido como o meio mais rápido e eficaz para cobrar uma dívida e recuperar o crédito e a cobrança é realizada pelos cartórios de protesto, que são auditados pelo poder público e regulados pela lei federal 9.492/97.
2. Quais tipos de títulos podem ser protestados?
Em suma, qualquer documento que comprove a existência de uma dívida está apto a ser apresentado para protesto, sendo os principais:
- Cheques;
- Duplicatas;
- Notas promissórias;
- Cédulas de crédito;
- Contratos em geral;
- Confissão de dívida;
- Cotas condominiais;
3. Quem deve pagar as taxas do cartório?
De acordo com o provimento 86 do CNJ, o protesto de títulos é gratuito para o credor, para títulos com até um ano da data do vencimento. Assim, quem deve pagar as custas cartorárias é o inadimplente, exceto no caso de retirada do título antes do protesto.
4. Como Protestar pela Internet?
É possível protestar um título de forma online com ajuda da Protesto24h. Em suma, para iniciar o processo é necessário que tenha o documento comprobatório da dívida e o certificado digital do credor ou de seu procurador. Posteriormente, com o título em mãos e o certificado instalado em seu computador, cadastre-se na plataforma, informe os dados do título, e cuidaremos de tudo para você.
Afinal de contas, é muito simples, rápido e seguro!
Entre em contato com um de nossos especialistas pelo WhatsApp clicando nesse link!
5. O que é uma Carta de Anuência?
A carta de anuência é uma declaração do credor que deve ser apresentada ao cartório pelo devedor para, enfim, baixar o protesto. Ou seja, é um atestado que informa que o devedor efetuou o pagamento da dívida, portanto, pode cancelar o protesto mediante o pagamento das despesas cartorárias. Na Protesto24h a carta de anuência é digital, e pode ser enviada para o cartório com apenas um clique!
Em conclusão, quanto antes uma dívida for encaminhada ao cartório, maiores são as chances de recuperar o crédito. Assim, se já houve uma conversa com o devedor para alertá-lo do vencimento da dívida, alternativas de renegociação e nenhum êxito foi obtido, chegou a hora de recorrer ao protesto de títulos.
Quer ver mais dicas como essa? Acompanhe nosso blog e fique por dentro das notícias e novidades!
Gostou? Compartilhe nosso conteúdo nas suas redes sociais! 🙂
Mostrar comentários