Conheça 4 motivos que levam os clientes a ficarem inadimplentes

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Primeiramente, conhecer os motivos de inadimplência é útil para a saúde financeira de toda atividade, seja comercial ou do ramo dos serviços. Isso porque saber o que leva o cliente a não pagar uma dívida ajuda na hora de negociar a retomada dos pagamentos.

Vamos então aos 4 principais motivadores da inadimplência no país:

1. Desemprego

Os números da inadimplência assustam: O percentual de famílias endividadas no país chegou a 66,5% em janeiro deste ano, ficando acima das taxas de dezembro de 2020 (66,3%) e de janeiro do ano passado (65,3%). Informações de acordo com a Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, divulgada no Rio de Janeiro, pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Segundo o SPC Brasil, por meio de pesquisa realizada em parceria com a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), 38% dos inadimplentes — e ex-inadimplentes — deixaram de pagar dívidas por terem ficado desempregados.

Isso representa quase a metade dos devedores com restrições de crédito. Ou seja, o desemprego ocupa mesmo o primeiro lugar no ranking dos motivos de inadimplência no Brasil.

2. Diminuição de renda

Mais um motivo que aparece como desencadeador de dívidas na pesquisa do SPC Brasil é a queda na renda. Note que esse fator ocorre não só pela diminuição de salários, sendo gerado ainda pela perda do poder de compra dos consumidores em função da inflação.

3. Descontrole financeiro

Cartão de crédito usado sem critério e empréstimos junto a instituições financeiras tomados sem o devido planejamento: dois vilões das finanças do brasileiro. Veja que tanto o cartão de crédito quanto o cheque especial (e demais tipos de financiamento disponíveis ao consumidor) podem gerar parcelas.

E o perigo, definitivamente, reside aí: no comprador comprometer grande parte da sua renda e acabar devendo. Isso é o que demonstram os dados do SPC Brasil e CNDL.

Veja também: O que fazer para reduzir minha inadimplência?

4. Atraso no salário

Um abalo atual engrossa os níveis da inadimplência no país: o atraso no pagamento dos salários de funcionários públicos em diversos estados brasileiros. Além dos salários, aposentadorias e outros benefícios estão sendo pagos atrasados em várias regiões brasileiras.

E se você é o credor, o que fazer?

A princípio, conhecer os motivos que levam os clientes ao não pagamento de suas  contas e avaliar os diferentes perfis de consumidores ajuda a estabelecer estratégias para evitar ou minimizar os riscos da inadimplência.

E para aqueles casos em que cobrar os clientes é o único caminho. A cobrança digital, antecipadamente, é uma opção ágil e eficiente de buscar a recuperação de créditos.

Cobrança Digital

Uma opção de cobrança é o protesto de títulos em cartório. Assim, para agilizar o processo de encaminhamento da dívida para o cartório e acompanhamento do processo de cobrança, você pode contar com o Protesto24h, uma plataforma online de cobrança de dívidas.

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